terça-feira, 5 de julho de 2011

BANGKOK TEM O NOME MAIS COMPRIDO

Lane Valiengo

         A cidade do mundo com o nome mais comprido do mundo é Bangkok, capital da Tailândia. A palavra, que significa “cidade dos anjos”, seria apenas uma abreviação. O nome verdadeiro teria, segundo os tailandeses, 169 letras e é o seguinte: Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchaniburiron Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathit Sakkathattiyawitsanukamprasit.

        Além da localidade de Llanfair PG, no País de Gales,  existe uma cidade na Austrália cujo nome, na língua maori, é  Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimauingahorounkopokaiwhenuakiotanatah, que significa  “As bordas do lugar onde Tamatea, o homem com os joelhos grandes, que escorregou e engoliu montanhas, para explorar estas terras, que é conhecido como o comedor de terras, tocou sua flauta para a própria amada”.

        O Brasil é bem mais modesto: a cidade com o nome mais longo é São José do Vale do Rio Preto, que fica próximo a Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Ilustre senhor,
    กรุงเทพมหานคร อมรรัตนโกสินทร์ มหินทรายุธยามหาดิลก ภพนพรัตน์ ราชธานีบุรีรมย์ อุดมราชนิเวศน์ มหาสถาน อมรพิมาน อวตารสถิต สักกะทัตติยะ วิษณุกรรมประสิทธิ์ que traduzido quer dizer Rattanakosin MahintharaKrung Thep Mahanakhon Amon Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit.

    A cidade dos anjos, a enorme cidade, a residência do Buda de Esmeralda, a impreganavel cidade (de Ayuttaya) do Deus Indra, a grande capital do mundo envolta em nove pedras preciosas, a cidade feliz onde se localiza o enorme palacio real, cheio de beleza e poderes celestiais, onde reinam deuses reencarnados. A cidade ofertada por Indra e construída por Vishunakam.
    Sou residente na cidade de Bangkok fez 50 anos em setembro passado.
    Abraço amigo

    ResponderExcluir