terça-feira, 9 de agosto de 2011

O nome do Bacharel


 Lane Valiengo

    Quando os ventos generosos aqui trouxeram as caravelas de Martin Afonso de Souza, em 1531, os olhos tripulantes enxergaram logo que já viviam europeus nas terras caiçaras. Por Deus e pelo Rei, não fomos os primeiros", praguejou imediatamente o imediato. Na verdade, Vespúcio, chamado Américo, estivera na América  antes dos emissários da Coroa lusitana. Dizem que lá por 1501deixou aqui um tal Cosme Fernandes, conhecido como Bacharel Mestre.

         Outros contam que na verdade a armada se livrou do Bacharel, que ninguém aguentava mais. Ou, então, largaram o ilustre  na Ilha do Cardoso como castigo. Pronto: um degredado no paraíso!

         Existem várias versões e muita controvérsia a respeito do nome verdadeiro do Bacharel de Cananéia e de fatos da sua vida. Seria ele um jovem cônego de grandes conhecimentos, expulso de Portugal por suas posições políticas e religiosas. Credita-se a ele a existência de São Vicente e também de Cananéia ( ambas disputam a título de primeira cidade do País). Teria sido ainda o primeiro europeu morador de Iguape e comandado índios e desgarrados.

         Cananéia, aliás, teria esse nome por causa exatamente do Bacharel:
seria a terra dos cananeus (judeus), ou seja, o lugar em que foram deixados os degredados.

         Para alguns historiadores, a verdadeira colonização do Brasil começou com o Bacharel, embora seu nome seja tão pouco citado. Outros, dizem que o Bacharel não passa de lenda e que ele não seria outro a não ser o próprio João Ramalho. Ou, talvez, Duarte Peres, ou Gonçalo da Costa. Quem sabe, Francisco de Chaves? E Antonio Rodrigues?

         Algumas teorias dizem que o Bacharel de São Vicente era um e o de Cananéia, outro. E que um deles, pelo menos, seria um alto emissário da Coroa Portuguesa, enviado para garantir a posse da terra, face às ameaças de espanhóis e holandeses.

         Para o celebre Cândido Mendes, não há dúvidas: era João ramalho mesmo, o primeiro colono e o iniciador da população mestiça do Litoral, o pai dos caiçaras.

         Independente de seu verdadeiro nome, é sem dúvida uma das mais fascinantes figuras da história, merecendo a atenção de nomes como Frei Gaspar da Madre de Deus, Paulo Setúbal, Pedro Taques, Varnhagen e o citado Candido Mendes. O mistério sobre o nome do Bacharel permanecerá sendo debatido, despertando paixões e controversias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário