segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IMAGEM DO NOME


Paulo Matos

Sem debater os conceitos que temos sobre a questão, que absolutamente não vão interferir nesta tendência mundial da identificação por símbolos de cada um dos elementos do mundo, vamos trazer o tema à luz do interesse pessoal de cada um e valorizar a questão da imagem pessoal neste concerto. Destacando que o nome é seu item vital, o mais importante. 
O principal elo desta questão fundamental é o nome e agora já podemos sim cercá-lo e aperfeiçoá-lo, maquiá-lo ao nosso gosto de modo a apresentá-lo garbosamente valorizando o produto que vem depois que, no caso, somos nós mesmos. É um instrumental de evolução pessoal.
Poderemos ser de médicos a advogados, dentistas ou economistas, a questão é a mesma mesmo que sejamos jornalistas ou professores e até mesmo engenheiros dependem do nome – as mulheres inclusive -, estudantes ou pessoas sem nenhuma ligação com estas áreas.   Podem ser apenas pessoas com vontade de crescer e que começam mudando seu próprio nome.
Do latim “imago”, representação visual de um objeto, pode ser também sonora - e mesmo sensorial. Em estudos de Platão, o filósofo grego, envolve a questão da projeção pela mente, na filosofia idealista e imaterial. Para Aristóteles, ao contrário, é a aquisição pelos sentidos, idéia, no realismo. Um perfume é imagem, um som, um rosto, um nome.
A imagem não é mais o quadro do artista ou o anúncio colorido, mas um desfile contínuo de pessoas que tentam atrair sobre si alguma espécie de sentimento dos circundantes, embora o neguem, muitas vezes até para si mesmo.
E quem cuida de todo este aparato, que vai desde cosméticos pós-barba, cremes, hidratantes, maquiagem, massagem, saunas e outros esquecem que quem vai carregar tudo é o nome – o que chega antes de você em qualquer contato, na apresentação.
Não só as outras têm direito à imagem, os quadros, os edifícios, o urbano, as pessoas também. E esse item é cada vez mais cultuado em termos de apresentação visual, trajes, maneirismos, voz, cartão, enfim. Na porta deste caminho está um que você carregará do berço ao túmulo, que é o seu nome.
Os jovens têm especial apreço pela auto-imagem, mas durante toda a vida ela vai abrir e fechar portas, inspirar ou não confiança e admiração ou vice-versa, restrição e suspeita. Feliz ou infelizmente, este é o fato, como escrevemos antes, discutir sua validade é perda de tempo. Construí-la nosso dever.
As pessoas quando ingressam na atividade adulta tem uma chance real de mudar seu nome – e devem ter extremo cuidado nesta escolha para não comprometer ainda mais suas vidas. Cuidar do nome é a maior das expressões da imagem, adaptá-la às condições circundantes, conjunturais, históricas. Há profissionais especializados para isso.
Não por acaso, em função do acirramento desta tendência em aperfeiçoar o mais valioso item da imagem pessoal é que o Dr. Gerson Martins se aplicou a isso, livrando pessoas de cargas imensas que atravessaram a vida ou outras alertas para a importância da questão. Chamam-no de cirurgião plástico dos nomes, não por acaso em função do papel que desempenha na composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário