segunda-feira, 14 de março de 2011

A BÍBLIA E O NOME

Regina

         É fato que não é suportável ter um nome ligado diretamente ao significado negativo, bem como o desconforto de ser chamado por um nome “esquisito”, no sentido de possíveis ridicularizações.
         Essa má escolha no momento do seu nascimento pode ser reparada na idade adulta, pois são inúmeros os casos em que esta condição de “carregar” um nome indesejado chega a ser insuportável a quem o porta, trazendo danos irreparáveis, pois é “ele”,o nome, que o distingue na sociedade por toda a vida e até mesmo depois dela.
         Até mesmo na Bíblia Sagrada existem várias passagens com importantes acontecimentos marcados pela mudança significativa na via de uma pessoa, a tal ponto que Deus estaria mudando também o seu nome, fazendo deste momento um marco inesquecível.
         Nestes casos, podemos identificar que o nome de uma pessoa pode estar diretamente ligado ao seu significado.
         Um exemplo: Jacó (“alguém que segura”) foi reconhecido como alguém que lutou para receber as bençãos e as respostas de Deus. Levantou um altar em reconhecimento  e, nesta ocasião, Deus mudara o seu nome para Israel, como um marco em sua vida, recebendo também todas as promessas divinas (Genesis 35:10).
        
         Abraão: “Deus chama para um a significativa e grande missão e como marco deste chamado e de sua aliança, muda seu nome de Abrão para Abraão” (Genesis 17:5).

         Sarai: “Disse também Deus a Abraão: Sarai, tua mulher, chamarás Sara, abençoarei...rei dos povos procederão dela” (Genesis 17:15-16).

         Há uma promessa por vir que diz: “Que o nosso novo nome (até então desconhecido) é escrito no livro da vida,

         “Quem tem ouvido, ouça o que o Espírito diz às igrejas:

         “Darei o maná escolhido e lhe darei uma pedra branca e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”( Ap.2:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário