segunda-feira, 28 de março de 2011

Nome absurdo facilita bullying

Lane Valiengo

Valentões adoram nomes esquisitos. Pois assediar alguém que tem um nome estranho ou absurdo facilita em muito a prática do bullying. Dá para imaginar o que alguém chamado “Bananéia Oliveira de Deus” sofreria nas mãos dos agressores?

Bullying é a expressão inglesa que caracteriza a agressão, a intimidação, o assédio físico, psicológico e moral. Bully significa valentão e ocorre principalmente no ambiente escolar, com humilhações continuadas, agressões, perseguições e até violência de natureza sexual. Bullying é uma das palavras da moda, é o nome da intimidação que provoca angústia. Acontece também nos ambientes de trabalho e mesmo entre vizinhos.

As minorias, tanto sociais quanto sexuais e raciais são, igualmente, alvos dos mais visados.

Ao ferir a dignidade de um colega, o praticante está na verdade reproduzindo o sistema, que ainda prega, mesmo de forma sútil, que o mundo é dos mais fortes. Os modelos podem ser os pais, os colegas mais velhos, os meios de comunicação, os filmes de ação ou o mais puro dos preconceitos.

A ignorância e a intolerância são grandes facilitadoras do bullying.

Casos violentos de bullying têm crescido em frequência em todo o Mundo, inclusive no Brasil. As três cidades com maior incidência são Brasília, Belo Horizonte e Curitiba e os números mais expressivos ocorrem na quinta e na sexta séries. Recentemente, a Imprensa registrou diversos casos graves ocorridos também em faculdades, destacando-se a perseguição movida na Uniban de São Bernardo contra uma a aluna de Turismo Geisy Arruda. Mas como às vezes o feitiço desaba sobre os discípulos da agressão gratuita, Geisy soube aproveitar o que era um bullying legítimo para ficar famosa por pelo menos 15 minutos e aparecer nua numa revista masculina.

Existem mil motivos para que os agressores doentios pratiquem o bullying. Na verdade, qualquer motivo, por mais insignificante que seja, é desculpa para a agressão, seja física ou verbal. Mas quando o vítima tem um nome que se preste a insinuações, tudo se multiplica e parece alcançar dimensões impensáveis.

Uma criança vítima constante de bullying pode sofrer sequelas para o resto da vida. Depressão, debilidade emocional, comportamento antissocial, e isolamento, entre outros sintomas,  são portas para patologias ainda mais graves.

Em 2009, o IBGE revelou que mais de 30% dos estudantes brasileiros informaram ter sofrido algum tipo de bullying.

As formas de intimidação e humilhação são várias:
*insultos, inclusive em público.
*depreciação, dizendo repetidamente que a pessoa não serve para nada e não tem capacidade para nada.
*agressão física.
*destruição da propriedade da vítima, incluindo material escolar, roupas e demais pertences.
*furto de objetos da vítima, especialmente dinheiro.
*espalhar boatos sobre a vítima.
*obrigar a vítima a fazer coisas que ela não quer.
*ofender a família.
*depreciação sobre as características físicas da pessoa.
*chantagear a vítima.
*inserir informações falsas na Internet.
*humilhação pública.
*agressão física.
*agressão verbal sobre o nome da pessoa.

Quanto a este último ponto, a situação chega a provocar graves consequências emocionais. Uma criança que tenha um nome ou sobrenome feio, absurdo ou totalmente inadequado, será vítima predileta de bullying. Já fragilizada diariamente por carregar um nome estranho, será humilhada com brincadeiras, trocadilhos, ofensas, insinuações e etc, exatamente por causa desse nome.

Daí à agressão física, o caminho é curto. 

Muitas vezes, isso resulta em problemas psíquicos irreversíveis e até mesmo surtos psicóticos de consequências imprevisíveis.
                  
Cartórios brasileiros registram nomes dos mais absurdos, apesar de a Lei nº 6015 de 1973 determinar que os oficiais dos Cartórios não devam registrar crianças com nomes que possam expô-las ao ridículo ou a situações humilhantes. E que, naturalmente, atraem mais e mais ações de bullying.
                  
Preste atenção e diga que nomes como esses, tirados de listas de registros, não atraem e seduzem os valentões:

Aeronauta Barata; Agrícola Beterraba, Alma de Vera; Antonio Dodói; Aricléia Café Chá; Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade; Amável Pinto; Amado Amoroso; Cafiaspirina Cruz; Carabino Tiro Certo; Chananeco Vargas da Silva; Deus Quer Magalhães Mota; Esparadrado Clemente de Sá; Éter Sulfúrico Amazonino Rios; João Cara de José; João Pensa Bem;J oão Sem Sobrenome; José Xixi; José Casou de Calças Curtas; Mijardina Pinto; Maria Você Me Mata; Pedro do Cacete da Silva; Safra Azul Esverdeada; Remédio Amargo; Pombinha Guerreira Martins; Tospericagerja (mistura de Tostão, Pelé, Rivelino Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho); Última Delícia do Casal Carvalho; Vicente Mais ou Menos de Souza, Usmavy; Zabumba Andrade Andres e Benvindo o Dia do Meu Nascimento.

Só falta agora alguém resolver colocar o nome de seu filho de Bullying Bully Ataca os Fracos da Silva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário