terça-feira, 3 de maio de 2011

Coca-Cola despenca na lista das marcas mais valiosas

Lane Valiengo

         A lista de 2011 dos nomes comerciais (marcas) mais valiosos do mundo, elaborada pela Brand Finance, apresenta uma grande surpresa: a Coca-Cola despencou do terceiro para o décimo-sexto lugar, valendo US$ 25,8 bilhões.
         Anteriormente, a Coca-Cola ficou em primeiro lugar durante dez anos seguidos. Para outras consultoras, como a Interbrand, no ano passado a produtora de refrigerantes continuava em primeiro-lugar.
         Mas o mundo está mudando e as empresas de tecnologia e telecomunicações ocupam os principais postos atualmente. O Google foi considerada a marca mais valiosa do universo (US$ 44,3 bilhões), seguindo-se Microsoft, Walmart, IBM e Vodafone.
         A relação das vinte marcas mais valiosas prossegue com Bank of America, General Eletric, Apple, Wells Fargo, AT&T, HSBC, Verizon, HP, Toyota, Santander, Coca-Cola, McDonald`s, Samsumg, Tesco e Mercedes Benz.
         O levantamento da Brand Finance aponta que as marcas de empresas brasileiras melhor colocadas são Bradesco (28ª), Itaú (41ª) e Banco do Brasil (95ª). A Petrobrás aparece em 106º lugar.
         A notável queda da Coca-Cola, segundo analistas, se daria em razão da estagnação da marca, que estaria perdendo mercado para produtos mais saudáveis.
         O cálculo é feito por intermédio de 35 indicadores, que vão desde a receita do negócio até o atendimento ao cliente, até questões éticas de responsabilidade socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário