sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O que revelam na verdade os nomes feios

Lane Valiengo

                   Um nome feio revela toda a falta de seriedade de quem o escolhe, além da falta de consciência e de um mínimo de preocupação com o futuro dos próprios filhos. Demonstra que alguém que é inconsequente na hora de decidir o nome não tem, na verdade, nenhum compromisso com os outros, com a sociedade, com a sua própria família. Evidencia também o extremo personalismo dessas pessoas.

                   Mas não é somente uma questão de inconseqüência: os nomes revelam muito a respeito de quem os escolhe. Diga-me quem escolheu o seu nome e te direi quem ele é e qual a sua postura diante da vida.

                   Nomes feios ou de mau gosto revelam que quem os escolheu não tem a menor preocupação com a vida dos outros. Isso é omissão, é um verdadeiro crime contra a humanidade. E como crime deveria ser tratado.

                   Revelam ainda mais: mostram a falta de cultura, a ignorância, a fraqueza, a personalidade insegura. Comprova que não entendem a vida e que tratam até mesmo os filhos com desrespeito, despeito, ausência de solidariedade e de amor verdadeiro. Prova o vazio da alma, a falsidade dos pensamentos, a mesquinhez, a banalidade, o espírito confuso, a baixa autoestima, a existência miserável e vazia. Rejeitam até mesmo aqueles que eles próprios geraram.
                  
                   Revelam ainda a crueldade de que o ser humano é capaz e toda a dimensão maléfica da existência. O inferno são os outros, a começar por quem é capaz de condenar um recém nascido a uma existência de sofrimento, numa tortura que perdura pela vida inteira.

                   A questão do nome das pessoas é uma questão de direitos humanos. Quem nega a uma criança o direito de ter um nome adequado, sonoro, expressivo, que tenha um significado real, preferindo em vez disso a gozação, a pilhéria, não merece perdão. Merece punição por estes verdadeiros atentados contra a humanidade. Pois ninguém tem o direito de fazer terrorismo com um nome.

                   Que respeito merece uma pessoa que dá ao próprio filho um nome ridículo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário