sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Uma simples questão de gênero

Lane Valiengo

         Darci vai casar com Nair. Quem é ela? Qual é ele?
                Nomes que não evidenciam por si só o gênero são comuns, por uma simples questão de imprudência, de não se preocupar em imaginar como será a vida de quem tem dúbio. Darci e Nair são casos clássicos. Mas atualmente a questão se agravou de forma assustadora. Luan é menino ou menina? E Eudes? Ellis é comum de dois?

                A isso dá-se o nome de "epiceno" (do grego epikoinos), ou seja, aquilo que designa com uma só palavra os dois gêneros.

                Eurípedes serve aos dois gêneros? Tem sido usado assim. Edmir também. Leni idem. Mas o que dizer de Gracimar, Francismar. Suede é nome que tem aparecido muito, tanto para eles quanto para elas. Zilmar é outro. Jucele nem sempre é feminino, nem sempre é masculino.

                Zenar deixa dúvidas. Lyede também. Joacir idem.

                Outro convite à confusão é Nelci. Cledir, igualmente, assim como Clair. E Vanduí, o que é? Lite é feminino? Tem certeza? E Eliúdes? E Josean? Recentemente faleceu um homem chamado Elba e outro batizado de Irani.

                Albani também é usado nos dois lados. E muitos outros, como Eni e Euzi.

                Por isso, o Instituto do Nome está propondo que a legislação seja absolutamente clara: um nome não pode em hipótese alguma  deixar dúvidas sobre o gênero.

                Outra questão é inventar uma versão masculina de nomes femininos, e vice versa. Pois estão surgindo Walquírios, da mesma forma que aparecem Virgolinas. Basta de crianças batizadas de Cícera e meninos de Adelaido. Alguém conhece uma Felipa?

                Sony, um dos prediletos de quem gosta de estrangeirismos, é indefinido. Heith, Keith e Dather também.

                Onyr, Evani, Jodair, Aden, Celiel e Lindacil são de uns e de outras. Mas Sândala ou Constantina já é um exagero, não?

                Agora, responda rápido: Miracil era homem ou mulher? E Dani?

                Últimas informações: Regino Antonio faleceu em junho de 2010. Mais: Evanda também. Em julho, Brigido ficou viúvo. Edmir era filha de Benedito. Ytaci era esposa de José. Jurandia era esposa de Manoel. Estelito é filho de Gedalva. Gerci era esposa de Miguel. Eremita era filha de Antonio. Ortêncio era filho de Maria. E Edenir era casada com José Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário