segunda-feira, 13 de junho de 2011

QUANTOS SÃO OS NOMES DE DEUS?

Lane Valiengo

         O nome de Deus é magnífico e grandioso “pois expuseste nos céus a Tua majestade”, dizem os escritos bíblicos. Eles falam, é claro, das estrelas, que seriam o maior exemplo da magnitude divina.
         Um clássico da literatura de ficção científica fala que o  Mundo desapareceria quando os monges tibetanos acabassem de descobrir e pronunciar os nove trilhões de nomes de Deus. Para tanto, consumiriam três século para terminar e,  por isso, pedem ajuda a um computador. Eis o conteúdo do conto Os Nove Trilhões de Nomes de Deus, de Arthur Clarke, publicado em 1953.
         Para dizer todos os nomes de Deus, os monges partem de todas as possibilidades de combinações entre os nove caracteres de um alfabeto feito por eles.
         Entre a ficção e a fé, temos o Salmo 8 da Bíblia (“A revelação da glória de Deus”), com Davi invocando o nome Divino usando principalmente Yahweh e Adonay. O primeiro é o termo mais encontrado na Bíblia para se referir a Deus e o segundo significa “Senhor”, “Soberano”.
         As pessoas mais fervorosas argumentam que Deus está em todas as coisas, portanto, Ele está também em cada nome que é pronunciado.
         No conto clássico de Clarke, os especialistas em informática convocados para auxiliar os monges tibetanos duvidam que, quando o computador terminar sua tarefa, o Mundio acabará. Mas, enquanto eles comentam isso, as estrelas do firmamento começam a cair, desaparecer.
         E assim termina o conto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário