segunda-feira, 20 de junho de 2011

Santos, a cidade que por pouco não foi chamada de Andradina

Lane Valiengo

      Bem que quiseram mudar o nome da cidade em que vivemos. Pretendia-se homenagear o maior entre os santistas, José Bonifácio de Andrada e Silva e, por isso, teríamos o nome de Andradina. Não deu certo e Santos continuou Santos. Foi o que quase aconteceu quando da elevação da vila à categoria de cidade. Mas antes disso, muita coisa aconteceu...
         No início havia uma caravela, oh! que bela caravela!, e dentro dela um certo Américo Vespúcio. Ao passar pela ilha que os índios chamavam de Guaiaó (algo como “local em que se fornecem provisões”), o comandante da expedição decidiu dar-lhe o nome de Ilha de São Vicente, porque era o santo de plantão naquele dia.  Na calmaria dos tempos, acontecia o ano de 1502.
         Nos trinta anos seguintes, a Coroa Portuguesa pouco se interessou em saber o que é que acontecia naquela ilha (e no Brasil...). Como as finanças andavam mal, como agora, Dom João III mandou outra expedição à Ilha de São Vicente, para a demarcação de terras e para ver se era possível tirar algum proveito econômico daquela terra. Para chefiar a nova aventura, nomeou-se o navegador Martin Afonso de Souza.
         Mal sabiam eles que, durante as três décadas de abandono,         um dos degradados aqui abandonado por Vespúcio, de nome Cosme Fernandes (que se tornaria célebre como o Bacharel de Cananéia), havia criado um povoado, dotado de atracadouro, que crescia  a partir dos negócios com os índios e as plantações. Era o “Porto de São Vicente”.  Mas Cosme Fernandes já havia criado outro povoado: Cananéia.
         É por isso que até hoje os dois municípios brigam pelo título de primeira cidade do Brasil.
         Martin Afonso, o interventor oficial, expulsa o Bacharel e assume os seus negócios, logicamente. Livre mercado, é ????
         Pois bem: na parte norte da ilha, o local conhecido como “Enguaguaçu (“enseada grande, enseada maior”)  prestava-se ao plantio de várias culturas e ali se estabeleceram os colonizadores portugueses, que cortavam pau Brasil e plantavam cana de açúcar. Era tanta cana, que não havia outro jeito: construíram um engenho e passaram a fabricar duas preciosidades: açúcar, lógico, e pinga (mais lógico ainda!).
         O Porto de São Vicente foi então destruído duas vezes: um, durante a invasão e saque por Cosme Fernandes (eh, doce vingança...) e um maremoto.
         Com tanta desgraça assim, as “gentes” coloniais foram se fixando cada vez mais em Enguaguaçu, que não parava de crescer. O Porto, então foi mudado de local, por razões de segurança e de praticidade. Passou a ser o “Porto de Santos”.
         Daí em diante, existem versões paralelas e por vezes conflitantes para explicar o nome da cidade, segundo as competentes Yza Fava de Oliveira, Wilma Therezinha Fernandes e Angela Maria Gonçalves Frigério, autoras de “Santos-Um Encontro com a História e a Geografia”. Primeiro, seria uma derivação do Hospital de Todos os Santos (a nossa Santa Casa de Misericórdia), fundado pelo fidalgo lusitano Braz Cubas, em 1543. Segundo, o local teria recebido o nome de Santos por causa de sua semelhança com o Porto de Santos, localizado em Lisboa. E, terceiro, um navegador português a serviço da Coroa de Espanha, João Dias de Solis, teria passado por aqui em 1515, depois de descobrir o Rio do Prata, e batizou o  local de Rio dos Santos Inocentes, porque o dia era um 28 de dezembro.
         Santos Inocentes eram as crianças que Herodes tentou exterminar, na tentativa de matar o Menino Jesus. Com o tempo, acabou a inocência e o Rio passou a ser chamado de “Santos”.
         Uma coisa é certa: Todos os Santos nunca foi um nome de uso popular. É que as pessoas já sabiam das coisas...
         Quanto aos “Inocentes”, também existem controvérsias, sérias controvérsias...

                  *
         Enguaguaçu

         Rio dos Santos Inocentes

         Todos os Santos

         Rio dos Santos

         Porto de Santos

         Vila de Santos

         Cidade de Santos
                  *

Nenhum comentário:

Postar um comentário