sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Xadrez, o nome do jogo

Lane Valiengo

    "Parecia um jogo de xadrez!"

    É assim que falam as pessoas quando querem explicar uma situação que exige concentração, estratégia, cálculo, antecipação de movimentos. Uma situação em que não se pode errar, em que a Lógica é fundamental.

         Xadrez, o jogo, não depende de sorte, depende de conhecimento, capacidade e tática. Sua forma atual surgiu na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, no Sudoeste da Europa. Trata-se de uma evolução das suas antigas origens persas e indianas.

         É um dos jogos mais praticados do mundo, envolvendo milhões e milhões de pessoas: algo assim como seiscentos e cinquenta milhões de pessoas... Destas, calcula-se que 7,5 milhões são filiadas a federações nacionais.

         Wilhelm Steinitz é considerado o primeiro campeão mundial de Xadrez (início do Século XIX).

         O nome do jogo vem do sânscrito, sendo uma associação das palavras chatur e anga, "quatro partes", uma referência às quatro divisões dos exércitos antigos (elefantes, cavalaria, e carruagens - ou barcos - e infantaria), que compunham as peças do chaturanga, antecessor do Xadrez.

         O nome percorreu o seguinte caminho até nós: chatur anga (sânscrito) -chaturanga - schatrayan (persa) - schtrayn- shadayn/shadran - al xedrech (árabe) - alxedrez - ajedrez (castelhano) e xadrez (português).

         É assim que a etimologia demonstra todo o fascínio do surgimento das palavras.

         E dos nomes.

6 comentários:

  1. Bom dia eu estou sofrendo muito constrangimento em relação ao meu sobrenome de casada.
    Meu nome era Kaline da Costa Ferreira da Silva e nome do meu esposo é Fernando Luis Soares de Souza. Eu trabalha o dia todo então foi ele quem foi no cartorio, e moça foi so abrir no sabado para eu assinar, e não estava como eu queria Kaline da Costa Ferreira de Souza estava Kaline da Costa Soares de Souza, ela ainda perguntou se eu queria mudar mais na hora não dei muita importancia, e deixei do jeito que estava, sendo que nessa mudança foi retirado o sobrenome do meu pai e isso esta me causando muito constrangimento, pois a familia é muito tradicional e não estão aceitando. Não sei o que fazer, ainda não mudei meus documento. Há alguma possibilidade? Po favoe preciso de uma resposta com urgência.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudem por favor, sofro desde pequeno e até hoje, com 43 anos não consigo ser feliz, não consigo ter companheira, sou achincalhado na faculdade, meus filhos são humilhados na escola e meus irmãos têm vergonha de me apresentar a outras pessoas para não serem discriminadas. Pelo amor de Deus, não estou brincando, vou acabar fazer uma besteira com a minha vida, não aguento mais, que se dane meu pai que me colocou um nome desgraçado desse. Me informe por favor, pelo amor de Jesus Cristo, quais documentos são necessários para que eu entre com um processo de mudança de nome na DEFENSORIA PÚBLICA AQUI DE SERGIPE.
    Não aguento mais, salvem uma alma, eu imploro.

    ResponderExcluir
  3. Me ajudem por favor, sofro desde pequeno e até hoje, com 43 anos não consigo ser feliz, não consigo ter companheira, sou achincalhado na faculdade, meus filhos são humilhados na escola e meus irmãos têm vergonha de me apresentar a outras pessoas para não serem discriminadas. Pelo amor de Deus, não estou brincando, vou acabar fazer uma besteira com a minha vida, não aguento mais, que se dane meu pai que me colocou um nome desgraçado desse. Me informe por favor, pelo amor de Jesus Cristo, quais documentos são necessários para que eu entre com um processo de mudança de nome na DEFENSORIA PÚBLICA AQUI DE SERGIPE.
    Não aguento mais, salvem uma alma, eu imploro.

    ResponderExcluir
  4. Vou me formar em agosto para uma platéia de mais de 3000 pessoas, juntamente com outros 10 cursos da faculdade. Imaginem só quando o locutor me chamar. Vocês não têm ideia o que isso significa. É uma coisa dantesca e inimaginável. Dá uma vontade de me matar.

    ResponderExcluir
  5. Não pensem que estou brincando, me dêm a alegria de viver que eu nunca tive.

    ResponderExcluir